Agradeço cada uma dessas visitas. Sejam sempre bem-vindos!!!

Meus melhores posts

domingo, 25 de janeiro de 2009

Liberte-se! ... Vá ler um livro!!!


A emissora MTV (canal 6) tem uma campanha que te diz “Desligue a televisão e vá ler um livro”.


O Construindo o Aprender te diz “Se liga na vida e vá ler qualquer coisa”. Comece por este post!

Eu sei que você tem preguiça de ler ... que sente sono e dorme logo na primeira página ... que passa os olhos pelas letras, mas fica pensando em outra coisa ... que muitas vezes não entende nada e tem que voltar a ler a frase novamente ... eu sei que o livro é caro ... que seus pais e professores não te incentivaram a criar o hábito da leitura ... que prefere assistir televisão ... navegar na internet ... eu sei que você é antenado e moderno e acompanha essa nova geração de grandes e maravilhosas tecnologias e por isso não tem paciência para livros.

Muito bem. Parabéns!!! Se você usa esse arsenal de argumentos para se esquivar da leitura é sinal de que você tem senso crítico. Então vou aproveitar esse seu senso analítico apurado e apresentar algumas possibilidades de formas de leitura que ultrapassam esses obstáculos.

Eu sei que sua professora de português te causou um trauma obrigando você a ler “Dom Casmurro”, mas tudo bem eu sou mais boazinha e digo ...

... leia uma revista com muitas imagens e textos curtos sobre o assunto que mais lhe interessa, inclusive Playboy, G Magazine e derivadas.

Leia um Gibi mesmo que você não seja mais criança, pois eles têm textos curtos e leves e vão prender sua atenção. Não dê ouvidos aos que dizem que gibi não é uma boa leitura. Todas as leituras são boas para aguçar a imaginação e a capacidade de análise, além de estimular o hábito da leitura.

Leia textos curtos de notícias diárias em jornais ou na internet. Esses textos são rápidos e indolores, sempre te trazem alguma informação nova e ainda ajudam a ir perdendo o medo da leitura aos poucos.

Leia artigos e livros técnicos, caso seu estilo seja mais prático e direto. Existem inúmeros sites, blogs e livros sobre muitos assuntos técnicos que podem te ajudar a se especializar e de quebra inserir a leitura na sua vida.

Escreva seus próprios textos e releia sempre. Pode ser uma carta para um parente, um e-mail para um amigo, um depoimento no Orkut para seu amor, um diário, qualquer coisa onde você possa validar sua capacidade de argumentação escrita e analítica. Mas já vou avisando que vai dar trabalho e você vai ter que tirar a poeira dos cantinhos mais escondidos do seu cérebro. Use sua inteligência, pois é de graça e quanto mais se usa mais se tem.

Tá bom você tem preguiça, os olhos ardem, as letras se embaralham ... eu sei ... então OUÇA um livro. Isso mesmo! Baixe um audiobook, coloque no seu rádio ou mp3 player e ouça uma estória, um romance ... aqui vão duas sugestões ... O pequeno príncipe ... O monge e o executivo.

O livro está caro? Você tem alergia a papel envelhecido? Não gosta de carregar o livro por ai? Está mais acostumado com a tela do computador? ... eu entendo ... tudo bem ... leia um e-book, sim um livro desenvolvido para ser lido no computador, no seu celular ou mp4. Baixe um livro em pdf e leia no seu notebook ou desktop.

Também vale a pena ler manuais de equipamentos, posts de blogs, bulas de remédio, atas de reunião, receitas culinárias, letras de música, perfis do orkut, instruções de emergência na janela de ônibus ... qualquer coisa que se leia é um passo a mais para a sua libertação ... então leia ... liberte-se da ignorância ... liberte-se no mal de alzheimer... liberte-se da solidão.

4 comentários:

Marcelo Pinto disse...

Parabéns Vanessa! Você me fez ler!!! Legal!
A leitura fertiliza a alma e amplia a mente! Comecei e ainda leio gibis... são maravilhosos!!!Por falar em leitura e das boas, o livro O monge e o executivo é fenomenal!!! Todos deveriam ler esse livro. Muito maneiro seu blog e fiquei "cleinte" Ainda que tardio, feliz Novo Ano!!! Marcelo Pinto.

roquetti disse...

Oi Vanessa,
Tudo bem?
Eu leio muitos livros, mas atualmente, só tenho tempo de ler livros técnicos, tenho estudado linguagem C para microcontroladores, e gostaria de dizer que suas aulas em vídeo de linguagem C para computador são ótimas, você está de parabéns.
Abração
Paulo Roquetti

Jair Del Vecchio disse...

Acompanho o seu blog e coloquei um texto daqui no meu. Citei a referencia. Se náo houver problema, agradeço e sinta-se à vontade para visitar o meu.
http://postuladodebechara.blogspot.com/2010/03/liberte-se-va-ler-um-livro.html

Marco disse...

Vanessa parabens, espero que seu blog me ajude a seguir em frente