“De tanto lidar com o computador, perdi a paciência de aguardar o tempo de resposta das pessoas”.
Percebe!? O computador responde aos seus comandos imediatamente. Você clica e ele reage. Mesmo que seja com uma mensagem de erro ou uma ampulheta te mostrando que ele está processando o que você solicitou.
E as pessoas? Ai as pessoas ... elas demoram a processar, né? Você diz uma coisa para alguém e essa pessoa vai fazer uma análise, interpretação, procurar nos seus arquivos de memória alguma coisa que seja compatível com o assunto, juntar tudo, elaborar uma resposta e só depois verbalizar ou dar qualquer outro tipo de output.
São segundos de espera desse processamento orgânico que parecem uma eternidade para quem é acostumado com os milésimos de segundos de processamento eletrônico.
Mas felizmente exigem pessoas dotadas de chips cerebrais de alto desempenho que respondem aos estímulos com um tempo de resposta admirável. Mas essas pessoas são raras. Não as encontramos em qualquer mercado livre.
Lembremos que nossos amigos e familiares, em seus diferentes modelos e versões, têm configurações compatíveis com as especificações de ser humano. E não há manual de instruções.
Vamos aumentar o limite de tolerância, inclusive para os erros de processamento que as pessoas nos retornam. Precisamos reaprender a lidar com o tempo de resposta de cada um e assim obter uma boa interação.
Então, sempre que sentir aquela ansiedade ao falar com alguém no seu dia a dia ... “Aguarde o processamento ...” ..........................
Lígia obrigada pela frase inspiradora ;-)