Agradeço cada uma dessas visitas. Sejam sempre bem-vindos!!!

Meus melhores posts

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Data Warehouse - Teradata - sabe o que é ????

Olá,

Hoje vim para instigar você a fazer novas descobertas. Quero falar e mostrar um pouco da diversidade na área de TI - Tecnologia da Informação. Não pense que vou dizer o óbvio. Estou focando na diversidade de "possibilidades" que a TI nos oferece e que estão além dos conceitos técnicos e dos paradigmas acadêmicos e de trabalho que conhecemos.


No mês passado tomei conhecimento da empresa TDW BI Consulting. Entrei no site e li um pouco ... dei outros cliques e li mais um pouco ... resumido eu naveguei o site todo e li muito do que está apresentado lá e ao final ... eu confesso ... estava exausta de procurar a resposta para uma única pergunta ... o que será que essa empresa faz?

Fiquei um pouco deprimida achando que estava desatualizada e precisava ficar mais antenada nas novidades do mundo globalizado. Hoje, após passar por um treinamento de três semanas com os profissionais da TDW, percebi que não estava sozinha no desconhecimento dessa "oportunidade da área de TI", pois poucos sabem sobre esse ramo de atividade.
Por isso, venho convidá-los a entrar no site e desvendar o que chamei aqui de “diversidade de possibilidades”.

Por hora vou apenas implantar novos conceitos, estimular suas pesquisas e te incentivar a ampliar os horizontes. Como é de costume, vou postar os links das fontes onde encontrar os materiais que já li e aprovei.

Vamos lá então ... vem cá, me diga uma coisa ... o que você sabe sobre ... ???

BI - Business Intelligence - inteligência empresarial. As corporações utilizam soluções e produtos de TI para armazenar os dados de suas transações em bases de dados para transformá-los em informações capazes de fomentar a tomada de decisão. A informação proveniente de um projeto de BI é capaz de gerar lucros e até motivar o crescimento da empresa ao torná-la mais competitiva. Leia ...

Data Warehouse - um sistema de banco de dados que tem a missão de armazenar os dados das atividades de uma organização em um único ambiente para que as informações sejam confiáveis, acessadas com rapidez e gerando relatórios com informações estratégicas que podem facilitar a tomada de decisão. Leia também ...

Depois disso você também vai querer conhecer ...

Data Mart - é conjunto de dados menor, extraído de um Data Warehouse que trata de um assunto específico e focaliza uma área do negócio.

Data Mining - processo de explorar grande quantidade de dados armazenados a fim de descobrir informações relevantes que identifiquem padrões, associações, mudanças, anomalias na transação diária da empresa. O resultado é uma visão de comportamentos e tendências do negócio e do mercado.

Teradata - tipo de banco de dados que tem como características fortes o paralelismo (usa processadores múltiplos trabalhando juntamente para efetuar uma tarefa rapidamente) e a escalabilidade (a capacidade de aumentar a performance na mesma proporção em do crescimento da empresa e de suas nessecidades).

Aproveite para aprender mais ...

Modelagem de Dados - criar e representar uma estrutura para armazenar os dados de maneira que seja possível atender às necessidades e regras de negócio da empresa.

ERwin - ferramenta para realizar a modelagem de dados.

SQL - linguagem utilizada para gerenciar um sistema de banco de dados relacional.

Com certeza estou deixando de citar muitas outras coisas que aprendi neste treinamento. Lições advindas da experiência dos profissionais orientadores. E por falar neles aproveito para agradecer ...

Ligia Montuori - que veio nos falar sobre modelagem de dados e compartilhar sua experiência de projetos nas empresas por onde passou ... apesar de estar "muito grávida" demonstrou sempre boa vontade em estar conosco ... espero que sua quarta princesa venha com saúde e você complete com sucesso seu time de futebol ... feminino.

Francisco Soares - que conseguiu a proeza de nos ensinar SQL com apenas um notebook ... nos mostrou a teoria e o que é mais valioso ... mostrou como é na vida real ... talvez a maior lição do Chiquinho tenha sido nos informar que "certas coisas dão um azar ...".

Luís Guilherme - um profissional super-hiper-ultra-mega-blaster ... certificado ... que nos esclareceu muitas dúvidas técnicas com a ótima didática.

Guillermo Sepúlveda - que esteve conosco desde o início e nos cercou de atenção e gentileza ... nos falou das oportunidades em DW e deu dicas ótimas para nossas carreiras ... além disso nos colocou por dentro das novidades ciclísticas e o melhor ... é Tricolor ... logo ... gente muito boa.

Paulo Pinho - veio no finalzinho para complementar o treinamento falando das etapas do projeto de DW e trazendo informações atuais de mercado ... nos mostrou a tendência de crescimento desta área e nos convenceu a investir no aprendizado DW e boutiques.

O treinamento rendeu outros valores ... posso citar a troca de informações e experiências, pois apesar de jovens, meus companheiros de grupo têm muita estória para contar ... cito também a companhia na caminhada para o metrô, os minutos de espera no sofá do hall de entrada do prédio e não poderia deixar de falar da briga de todo dia com a catraca. Momentos compartilhados por essa turma aí em baixo ...

Da esquerda para a direita ...

Fabiano Brito - um rapaz gentil, atento às aulas e que gosta muito de tomar café e chutar a mesa de treinamento.

Bruno Ferreira - o tímido mais sociável que conheço ... que demonstrou interesse em compartilhar e adquirir conhecimentos.

Vanessa Balbo - eu ... a tímida mais sociável, depois do Bruno ... estou sempre causando, né? ... e mandando um monte de e-mails.

Vinicius Rodrigues - o mais novinho da turma que certamente terá um começo de carreira promissor ... o forte do Vini é toques de celular exóticos.

Catharine Persinotto - a mais jovem das meninas ... muito interessada em SQL e com boas perspectivas ... acho até que já se recuperou da batida de joelho na mesa de treinamento.

Danielle Costa - minha companheira de msn ... que tem a ótima habilidade da comunicação ... a Dani é esforçada e antenada ... e odeia futebol e pipas.

Pedro Mejias Balthazar - nunca conheci alguém tão "multi" ... já foi taxista, já foi do exército, já fez técnico de TI, sabe de moto, sabe de automobilismo, sabe de trânsito, rotas e trajetos, sabe de telefonia ... enfim ... sabe muito.

André Cirelli - o quase físico que parece ser do reggae, mas jura que é eclético ... que não quer passar a vida "acelerando os prótons" e por isso terá uma ótima carreira da área de TI.

Jefferson - o santista que viaja todo dia para a Vergueiro em busca de conhecimento e oportunidade, mas tem o reconforto de voltar para casa e ver o mar.

Acredito muito no sucesso de cada um dessa turma e desejo a todos muita prosperidade.

É isso aí ... já me estendi demais e acho que é suficiente dizer ... obrigada a todos pela companhia no processo de CONSTRUIR O APRENDER.